Bernardo Chiesa
ASTROS FUTEBOL CLUBE
COM STORYTELLING ENVOLVENTE E MARCAS CATIVANTES ASTROS DO CINEMA E DOS ESPORTES REVOLUCIONAM A GESTÃO DE CLUBES DE FUTEBOL

David Beckham, Ryan Raynolds, Ronaldo Fenômeno e até Lebron James. Como o estrelado mercado do futebol mundial vem sendo revolucionado por astros do cinema, ex-atletas e empresários bilionários.
O bilionário mercado do futebol inaugurou uma nova era. Há alguns anos, o modelo de clube empresa vem ganhando espaço. Antes como ferramenta de posicionamento social para magnatas desconhecidos, agora o esporte demonstra-se cada vez mais rentável e também atraente. Com estratégias diversas, astros conectam suas “marcas" à franquias de futebol. Um mercado desbravado por oligarcas russos, reis do petróleo e capital árabe, hoje abre espaço para ídolos do esporte e até mesmo das telas de cinema.
Exemplo de sucesso e mídia por onde passa, Beckham puxa a fila como o mais bem sucedido ex-atleta e presidente de clube. Após uma carreira brilhante nos gramados, David soube transformar sua imagem de astro global em um império empresarial, consolidando-se como uma das figuras mais influentes do futebol fora das quatro linhas. Após aposentar-se enquanto jogador, voltou aos holofotes de maneira estratégica: como proprietário e presidente do clube Inter Miami CF, da Major League Soccer (MLS), nos Estados Unidos.
A trajetória do inglês como dono de clube começou em 2014, quando exerceu o direito de ser proprietário de uma franquia da liga americana, fundando quatro anos depois o Inter Miami. Desde então, ele tem se mostrado um líder visionário, promovendo o crescimento da equipe, mas também revolucionando a forma como o futebol é consumido na América.
O ponto alto de sua gestão foi a icônica contratação de Lionel Messi em 2023. O impacto foi imediato: crescimento exponencial em vendas de ingressos, estádio lotado com ticket médio nas alturas, audiência televisiva expressiva, seguidores nas redes sociais e, claro, visibilidade global para o Inter Miami.
O posicionamento da marca e crescimento esportivo tornou o Inter Miami um dos clubes mais valiosos da América, avaliado em 1.2 bilhão de dólares.
Das telonas de Hollywood para o futebol do Reino Unido. Ryan Reynolds, o astro conhecido por seu carisma e papéis em filmes como Deadpool, surpreendeu o mundo do futebol ao anunciar a compra do Wrexham AFC, um dos clubes mais antigos do mundo. Mais que uma jogada de marketing, a entrada de Reynolds no futebol foi uma verdadeira aula de gestão. O ator usou sua influencia midiática, levando ao time uma nova abordagem de marketing e gestão. c
A combinação de um novo storytelling envolvente com investimentos inteligentes, levou o clube da quarta à segunda divisão da liga. O sucesso ficou evidente com o valuation do time saindo de 2 milhões para 100 milhões de libras em apenas 4 anos.
O projeto de Reynolds acabou virando tema de série da Netflix “Welcome to Wrexham”, conquistou o público internacional evidenciando a paixão dedicada pelo ator ao seu projeto futebolístico.
Entre os brasileiros, é necessário destacar Ronaldo Nazário, um fenômeno também na gestão esportiva. O ex-atacante é proprietário do Real Valladolid na Espanha e encontrou seu grande sucesso como dono do Cruzeiro no Brasil. O fenômeno assumiu o clube em 2021 na segunda divisão, com investimento inicial de cerca de 50 milhões de reais. Em 2024 Ronaldo vendeu sua participação por cerca de 600 milhões de reais, entregando o Cruzeiro reorganizado e na primeira divisão.
Outros nomes conhecidos também vem embarcando nesse cenário, como LeBron James, investidor no Liverpool FC, e o ex-piloto de Fórmula 1, Fernando Alonso, que tem flertado com o futebol espanhol. A entrada dessas figuras no futebol vai além da paixão pelo esporte: representa uma nova era onde entretenimento, marketing e esporte se entrelaçam para criar experiências únicas e altamente lucrativas.
O sucesso de famosos no mundo do futebol mostra como o esporte se tornou uma plataforma versátil para negócios, branding e inovação. Mais do que apenas ex-atletas ou celebridades curiosas, eles se posicionam como empresários atentos às transformações do setor e dispostos a liderar essa nova fase do futebol global.
COMENTÁRIOS