Bernardo Chiesa
KINGS LEAGUE - ESPORTE E ENTRETENIMENTO EM ESTADO PURO
O futebol caótico que ganhou o público

KINGS LEAGUE - ESPORTE E ENTRETENIMENTO EM ESTADO PURO
O conceito de sportainment, surgido nos Estados Unidos no início dos anos 2000, refere-se à fusão entre competição esportiva e entretenimento, com ideal de ser mais dinâmico e atrativo especialmente para o público jovem, os hiperconectados e acostumados com formatos dinâmicos e interativos.
O conceito foi impulsionado por inovações na NBA e NFL, transformando os jogos em experiências de espetáculo, inserções artísticas, participações de mascotes e ativações de marcas. O novo formato atraiu engajamento e gerou novas formas de receitas aos clubes.
A Kings League
No mundo do futebol distópico, a Kings League tem se consolidado como um dos maiores fenômenos esportivos da atualidade, revolucionando a forma como o futebol é consumido, especialmente pelas novas gerações. Criada na Espanha por nomes como o craque, ex Barcelona, Gerard Piqué, a liga mistura nos seus gramados pretos, uma espécie caótica de futebol 7. Somado às constantes ativações do público, o modelo de entretenimento tem conquistado fãs ao redor do mundo com seu formato inovador, dinâmico e altamente conectado às mídias sociais.
A prova do sucesso global da Kings League pôde ser vista ontem (18/05), quando o Allianz Parque, em São Paulo, recebeu a final da edição brasileira do torneio. Com casa cheia, torcidas animadas e uma atmosfera que mais lembrava um show do que um jogo de futebol tradicional, o evento demonstrou o poder de mobilização da liga. As arquibancadas estavam repletas de jovens torcedores, muitos deles engajados e conectados com seus times através de influenciadores digitais que comandam as equipes e criam conteúdos diários, aproximando os fãs da rotina e dos bastidores do jogo.
A presença de ídolos consagrados como Kaká, presidente da KINGS LEAGUE BRASIL e Neymar — este último envolvido diretamente como presidente de uma da FURIA, equipe campeã — eleva ainda mais o prestígio do torneio e atrai a atenção de um público que talvez não estivesse tão próximo do futebol tradicional. Essa união entre estrelas do passado, ídolos do presente e criadores de conteúdo digital cria uma ponte entre gerações e reforça o apelo da Kings League como um produto do nosso tempo.
Mais do que um torneio, a Kings League é um espetáculo. Regras alternativas, participação direta dos presidentes das equipes, interações ao vivo e cartas surpresas que dão “poderes às equipes” durante os jogos. Além das transmissões excêntricas e descontraídas, voltadas para o público digital, transformam cada partida em um evento único. É o futebol repaginado para a era do streaming, era do TikTok, da experiência imersiva e do prazer instantâneo.
No Brasil, o sucesso é visível: a edição nacional conquistou milhões de visualizações online, culminando na noite de ontem, onde mais de 40 mil pessoas fizeram a festa no Allianz Parque. A expectativa é que essa nova forma de viver o futebol continue crescendo, atraindo não só jovens, mas também marcas, empresas e grandes nomes do esporte.
A Kings League mostra que o futebol não precisa se prender ao passado. Ao se abrir para novas linguagens e formatos, ele se mantém vivo, atual e irresistível sob a ótica das novas gerações.
COMENTÁRIOS