Seja bem-vindo
São Paulo,18/07/2025

  • A +
  • A -

Após encontro, Trump diz que Zelensky desrespeitou EUA e poderá voltar quando estiver pronto para a paz

g1.globo.com
Após encontro, Trump diz que Zelensky desrespeitou EUA e poderá voltar quando estiver pronto para a paz


Presidente dos Estados Unidos e líder ucraniano bateram boca durante encontro na Casa Branca. Trump e Zelensky trocam farpas no salão oval
Após o bate-boca no salão oval da Casa Branca, o presidente Donald Trump disse que Volodymyr Zelensky desrespeitou os Estados Unidos, em comunicado nas redes sociais.
Mais cedo, enquanto estavam discutindo um acordo sobre minérios, o vice-presidente, Vance, Trump e Zelensky protagonizaram um bate-boca. No debate acalorado, Trump e Vance chamaram o presidente da Ucrânia de desrespeitoso, que respondeu pedindo que os Estados Unidos não façam concessões a um assassino, uma referência a Putin.
Em declaração publicada na Truth Social, Trump disse que a cena foi um desrespeito e que Zelensky não está pronto para discutir a paz.
Veja comunicado na íntegra:
Tivemos uma reunião muito significativa na Casa Branca hoje. Muitas coisas foram aprendidas que nunca poderiam ser compreendidas sem uma conversa sob tanta pressão e tensão. É incrível o que emerge através da emoção, e eu determinei que o Presidente Zelenskyy não está pronto para a paz se a América estiver envolvida, porque ele sente que nossa participação lhe dá uma grande vantagem nas negociações. Eu não quero vantagem, eu quero PAZ. Ele desrespeitou os Estados Unidos da América em seu precioso Salão Oval. Ele pode voltar quando estiver pronto para a paz.
VÍDEO: veja momento em que Trump e Zelensky batem boca
Entenda o que aconteceu
Em uma reunião transmitida ao vivo, e diante da imprensa, Trump pressionou Zelensky a aceitar um acordo para encerrar a guerra da Ucrânia, iniciada em 2022, depois de a Rússia invadir o território ucraniano.
Os EUA eram aliados da Ucrânia durante o governo Biden; quando Trump assumiu, se aproximou do presidente Vladimir Putin, da Rússia, e tenta fazer um acordo para encerrar a guerra excluindo a Ucrânia.
O bate-boca começou nos últimos 10 minutos, dos 45 minutos em que os dois se encontraram no salão oval da Casa Branca. Zelensky se mostrou desconfiado quanto ao compromisso de Putin de encerrar a guerra. Ele chamou o presidente russo de "assassino".
O vice-presidente americano JD Vance disse a Zelensky: "Senhor presidente, com todo o respeito. Acho desrespeitoso da sua parte vir ao Salão Oval e tentar debater isso diante da mídia americana". Quando Zelensky tentou responder, Trump levantou a voz:
"Você está apostando com a vida de milhões de pessoas. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial. E o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muitos disseram que deveria", afirmou Trump a Zelensky.
Zelensky então apontou que Trump é menos duro com Putin. "Não faça concessões a um assassino", disse, em referência ao líder russo.
"Seu povo é muito corajoso, mas ou vocês fazem um acordo ou estamos fora. E se estivermos fora, vocês terão que lutar sozinhos", disse Trump na Casa Branca.
Após a discussão, Estados Unidos e Ucrânia não assinaram o acordo sobre a exploração das terras raras ucranianas, que estava previsto para esta sexta-feira (28). A Casa Branca diz que o acordo não está descartado e que aguarda a Ucrânia estar 'pronta para conversa construtiva'.
Trump e Zelensky batem boca na Casa Branca
Brian Snyder/Reuters
Essas terras, espalhadas pelo território ucraniano, mas em alta concentração no leste do país, são ricas em minerais raros, e o lucro dessa exploração irá aos EUA em troca de segurança americana contra a Rússia.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O encontro ocorreu em meio a negociações entre EUA e Rússia para encerrar a guerra na Ucrânia. Países europeus criticam os EUA de não incluir a Ucrânia nas conversas, tampouco outro país da União Europeia como mediador.
Nos últimos dias, Trump e Zelensky também trocaram farpas públicas. Zelensky acusou Trump de estar preso em uma bolha de desinformação russa, por conta de seu alinhamento com Putin. Em resposta, o presidente americano chamou o ucraniano de "ditador sem eleições" e o pressionou a fechar o acordo de minerais ou "não restará a ele um país".
Na quinta-feira, Trump se encontrou com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. Durante entrevista coletiva conjunta, o presidente americano interrompeu uma fala do britânico.
Presidente dos EUA, Donald Trump (à esquerda), recebe o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca em 28 de fevereiro de 2025.
REUTERS/Nathan Howard
LEIA TAMBÉM
'Já basta': Trump interrompe premiê britânico e causa climão em pergunta sobre incorporação do Canadá pelos EUA
VÍDEO mostra roubo de vaso sanitário de ouro em palácio na Inglaterra
Papa Francisco luta para fazer cortes no orçamento do Vaticano e enfrenta resistência de cardeais
VÍDEOS: mais assistidos do g1




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.