Seja bem-vindo
São Paulo,02/11/2025

  • A +
  • A -

Dra. Rayane Tindo: liderança, inovação e sorrisos transformados

Cirurgiã-dentista e empresária, Dra. Rayane Tindo já atendeu mais de 10 mil pacientes e comanda duas clínicas de alto padrão no Rio de Janeiro, uma na Barra da Tijuca (Vogue Square) e outra em Vilar dos Teles.


Dra. Rayane Tindo: liderança, inovação e sorrisos transformados

Dra. Rayane Tindo é cirurgiã ortodontista, já atendeu mais de 10 mil pessoas e atualmente, dá mentorias além dos atendimentos.

Referência na sua área, a cirurgiã e empresária tem duas clínicas onde atua pessoalmente e conta com uma equipe capacitada e treinada por ela para auxílios. 

Uma clínica fica na Barra da Tijuca dentro do shopping Vogue Square, a outra em Vilar dos Teles (distrito do Rio de Janeiro), conseguindo assim, ampliar seu espaço para atender mais pacientes.

Rayane tem se destacado recentemente por suas entrevistas e podcasts, e hoje, com exclusividade, traz sua trajetória na odontologia e no mundo empresarial em exclusiva.




*1. Poderia nos contar um pouco sobre sua trajetória pessoal e profissional, e o que a motivou a seguir na área da odontologia?*


Primeiro eu fiz faculdade de administração, depois eu fiz pós-graduação em engenharia de produção, mas eu sempre quis fazer algo na área da saúde, eu sempre quis ajudar as pessoas de alguma forma, recuperando a autoestima, dando oportunidade para elas se sentirem melhor com elas mesmas, sabe? E eu pensei em fazer enfermagem, que na época era o que eu poderia pagar, né? Que independente da área que eu fosse seguir na área da saúde, eu ia ficar feliz se eu tivesse ajudando alguém. E aí eu acabei trabalhando numa corretora de seguros. Eu fiz um curso, abri minha própria corretora, comecei a ganhar um pouco melhor e consegui fazer a faculdade de odontologia, porque eu sentei, listei todos os cursos da área da saúde e aí fui por eliminação. Pensei psicologia, eu não vou aguentar os problemas das pessoas por tanto tempo, fisioterapia atende mais idosos, então eu vou acabar ficando muito triste em ver o idoso em determinada situação. Pensei na enfermagem também, mas aí eu pensei que eu poderia fazer alguma coisa para mudar a estética das pessoas dentro da área da saúde. E aí eu me vi fazendo odontologia por conta da área de harmonização e aí eu também queria fazer implante para poder devolver tanto a beleza da pessoa. Das pessoas quanto a função mastigatória das pessoas. E aí eu comecei a fazer a Faculdade de Odontologia através disso.


*2. Quais foram os principais desafios que enfrentou no início da sua carreira e como os superou?*


Eu passei anos da faculdade pensando exatamente nisso, quais eram os desafios que eu poderia enfrentar e como eu enfrentaria. Então, eu acabei me antecipando em algumas coisas, apesar de ter sido bem difícil financeiramente, eu consegui comprar um consultório parcelado em milhares de vezes, enquanto eu ainda estava na faculdade, então eu colocava pessoas para trabalhar para mim e aí eu tinha um convívio grande dentro desse consultório, eu acabava vendo como esses profissionais trabalhavam também, eu acabei aprendendo muito, além de outras duas amigas que são da área me ajudarem para caramba também, Deus colocou elas no meu caminho e elas me ajudaram muito e aí quando eu me formei eu já tinha ali um caminho que eu sabia. Sabia que eu tinha que seguir e aí eu fui fazendo e colocando em prática tudo que eu aprendi durante a faculdade, tudo que eu pensava em fazer e todos os problemas que eu conversava com outros profissionais que eles enfrentavam, eu já sabia que eu ia enfrentar também, então eu já tinha meio que uma solução porque eles já tinham me contado como tinham feito e assim fui levando.


*3. O que a inspira a continuar inovando e crescendo como empresária no segmento odontológico?*


Com toda certeza do mundo, nada paga quando eu termino o paciente e ela chora de emoção ou ela fala pra mim, agora eu vou poder voltar a sorrir, ou então, doutor, eu tô aqui porque eu me separei recentemente, meu marido me agrediu e eu tô recomeçando a minha vida, por isso que eu quero fazer diferente. Então, sem sombra de dúvidas, isso me inspira, ajudar as outras pessoas me inspira. Eu faço alguns trabalhos gratuitos lá no consultório, justamente porque esse foi um propósito meu de vida, né, com Deus, e pra ajudar essas pessoas eu me disponibilizei, abri vagas gratuitas. Então, é um ramo bem difícil. Então, você tem que ter jogo de cintura, você tem que ter tudo muito certinho, você tem que ter muita visão, você tem que estar sempre por dentro de tudo que está acontecendo. Mas sem dúvida nenhuma, isso é o meu maior pagamento.


*4. Como surgiu a ideia de abrir suas clínicas e o que diferencia elas no mercado?*


Quando eu estava na faculdade eu já tinha uma clínica, mas eu dividi ainda com outras dois sócios e chegou o momento que não tinha mais horário para atender as pessoas. Então, eu precisei abrir uma clínica para mim, minha sozinha. E foi quando eu abri a Divilar dos Teles. E nesse meio tempo eu vi que tinha pessoas da Zona Oeste que não gostariam de ir para a baixada pela distância e nem da baixada para a Zona Oeste ou para outros lugares. Então, resolvi abrir uma clínica lá também para atender ambos os públicos. E até hoje pessoas de outros estados e outros lugares do Rio de Janeiro me pedem para abrir clínica, principalmente na região dos lagos. Só que eu não tenho mão para isso, né? Essas duas clínicas. Então elas já me tomam bastante tempo. O que diferencia é o atendimento, é estar com um paciente, ouvir, acolher, entender e devolver de uma forma ou de outra, é o prazer dele estar ativo novamente a vida.


*6. Como é o dia a dia de gerenciar duas clínicas e garantir que ambas mantenham altos padrões de atendimento e qualidade?*


Então, eu tenho outros funcionários que trabalham comigo, né? E uma que é o meu braço direito, o meu braço esquerdo e aqui eu confio, assim, demais de deixar ela atender um paciente. Então, quando eu tô em uma clínica, ela tá na outra, ela faz os procedimentos mais simples, mas não menos importantes, pelo contrário, né? São procedimentos que exigem uma certa urgência, como por exemplo, lá um paciente foi comer um osso de galinha e quebrou o dente da frente, então ela vai lá e faz uma restauração, ela faz limpeza, faz manutenção, então quando eu tô numa clínica, ela tá na outra e assim a gente vai revisando, né? E aí é isso, aí vai dando certo.


*7. Quais estratégias você utilizou para atrair e fidelizar seus pacientes?*


Acho que a minha maior estratégia é fazer o paciente se sentir em casa e se sentir acolhido e dizer para ele que eu tô aqui. E se acontecer qualquer coisa, é só ele mandar mensagem que eu vou ajudar e vou tentar resolver da melhor forma. Ele não é mais um número, mais um cifrão pra mim.


*8. A que você atribui o seu crescimento e reconhecimento no segmento odontológico?*


Eu acho que a forma que eu trato os pacientes e a forma que eu me posiciono no mercado, e é um boca a boca, 90% dos meus pacientes eles vêm de indicação, então eles vão indicando um para o outro e quem passe por mim vai indicando o outro e daqui a pouco quando eu vejo a família inteira tá lá comigo. E doutora você conhece o Fulano, é meu pai, é minha tia, meu irmão, é meu primo, meu vizinho fez com você, que eu entrei no seu Instagram e tem dez amigos em comum, e assim a gente vai crescendo e fazer um bom trabalho, a gente acaba sendo reconhecida por isso.


*9. Quais ações ou inovações que implementou fizeram suas clínicas se destacarem no mercado?*


Eu estou sempre estudando muito, né? Eu estou sempre buscando diferenciais em procedimentos, eu estou sempre me atualizando, eu estou sempre fazendo pós. Hoje eu faço duas pós, estou terminando mais duas pós, tem muitos cursos, muitos diplomas na parede que as pessoas entram e falam, nossa, quantos diplomas? Tem muitos grudados lá e espero que eles tripliquem, eu até brinco que daqui a pouco vai ser igual aquela parede do filme do Harry Potter que tem um quadro na parede inteira, não vai ter mais onde colocar, mas eu estou sempre estudando e sempre buscando formas de fazer alguma coisa. De seguimento, de forma que dou a menos, de forma mais rápida, para a pessoa não sentir tanto tempo ansioso, com medo, e assim a gente vai levando.


*10. Como você se mantém atualizada e competitiva no segmento odontológico, que está em constante evolução?*


Então, foi exatamente o que eu falei, sempre buscando entre os profissionais da minha área o que eles estão fazendo, buscando nos sites dos meus fornecedores e em contato com os meus fornecedores o que está saindo de novo no mercado, estou sempre ligada em rede social então, às vezes eu não consigo responder a todo mundo, eu peço ajuda de uma outra funcionária minha, mas eu estou sempre ali de olho no que está rolando de novidade. Então, eu tento me manter atualizada dessa forma, apesar de não ter muito tempo, eu acabo tirando alguns minutos para me dedicar a isso.




*12. Quais são seus planos futuros para expandir ainda mais seus negócios?*


Eu tenho muitos planos de expansão que eu não posso contar agora, mas tem muita coisa aí que vai acontecer até o final desse ano, ano que vem, então nem se fala, eu tenho planos aí a longo prazo, tenho planos a curto prazo, a gente está sempre montando uma coisinha legal no constróleo, e quando eu falo a gente, é porque eu considero todos os meus funcionários parte disso tudo, então a gente, os meus funcionários e eu, a gente tem dois lugares pra trabalhar, né, dois constróleos, então abrir um terceiro seria uma loucura, mas eu penso nisso também, mas tem umas coisas mais legais pra acontecer que eu ainda não posso falar.


*13. Como você se tornou uma referência no seu meio e quais dicas você daria para quem quer conseguir tamanha notoriedade?*


Eu não sei se eu sou uma referência. Eu sei que eu faço o meu trabalho da melhor forma e acabo agradando algumas pessoas, mas eu não me considero uma referência, até porque eu tenho referência de outras pessoas e para eu me achar referência eu tenho que estar igual ou acima das minhas próprias referências e eu não acho que eu estou ainda, então eu não me considero uma referência no meu meio, mas eu tento fazer o meu melhor com toda certeza.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.